Português – 6º ano

Dia: 28: Férias da Páscoa.

Têm aqui a correção dos exercícios, manual, pág.157.

Correção dos exercício, manual, pág. 157

Durante o período de férias, podem ler o texto, manual, págs. 160 e 161 e resolver a interpretação, pág. 161.

Para consolidarem os conhecimentos,  devem resolver as atividades do Guião de Leitura, manual, págs, 162-163, sempre com o apoio da ficha síntese da obra que eu enviei.

Desejo-vos umas Boas Férias, com Muita Saúde.

 

Dias 26.3 e 27.3 – Queridos alunos, envio-vos a correção do exercício, manual, pág. 147.     Envio, também, uma ficha informativa com a síntese da obra “Os Piratas. A ficha tem atividades assinaladas com TPC para irem fazendo.   Devem ler o texto , manual, págs 156 e 157, e resolver a interpretação, pág. 157.

Já marquei o trabalho para quinta e sexta-feira.                                                                                                                                                                                                                                   Sumário (26.3) – “Os Piratas” – Síntese da obra.  Elementos paratextuais; tempos da ação; personagens: géneros; contracapa; intenção do autor e desenlace da obra. Correção do exercício, manual, pág. 147.

Sumário (27.3) – Correção da interpretação, manual, pág. 157.

Correção do exercício, manual, pág. 147

Os Piratas – síntese

 

Dia 24.3 – Concluir a leitura da obra Os Piratas.                                                                            Ler o texto Canção do Teatro, manual, págs. 146 e 147 e resolver o exercício 1, pág. 147.

Sumário –   Os Piratas – Conclusão da leitura da obra.                                                                   Leitura do texto Canção do Teatro, manual, págs. 146-147. Realização do exercício, manual, pág.147.

 

Dia 23.3 – Verificar se todas as fichas do manual estão feitas. Claro que me refiro àquelas que fui marcando para trabalho de casa. São estas:                                                                      Ficha nº 1, manual, pág. 45.                                                                                                                  Ficha nº 2, manual, pág. 54.                                                                                                                  Ficha nº 3, manual, pág. 56.                                                                                                                  Ficha nº 4, manual, pág. 58.                                                                                                                  Ficha nº 5, manual, pág.61.                                                                                                                  Ficha nº 6, manual, pág. 67.                                                                                                                  Ficha nº 15, manual, pág. 131.                                                                                                              Ficha, nº 19, manual, pág. 153.                                                                                                        Ficha nº 22, manual, pág. 168.

As fichas que vos faltem realizar, devem-nas ir fazendo  ao longo da semana. Assim, vão consolidando os conhecimentos. Para além disso, continuem a ler a obra “Os Piratas”.        Devem concluir a sua leitura até quinta-feira, dia 26.                                                                                                                                                                                                                                Sumário – Continuação da leitura da obra “Os Piratas”.

 

Dia 21.3 – Envio-vos a correção dos exercícios, manual, pág. 107. Poderão fazê-la como eu ensinei, usando uma caneta vermelha. Ainda se lembram? Claro que sim.

Correção dos exercícios, manual, pág. 107 – texto A ilha Robinson Crusoé

 

Texto dramático

Dia 20.3 – Ficha informativa sobre O Texto dramático.                                                                        Devem ler com atenção e podem colar a informação, no caderno diário, se quiserem. Só depois, é que podem fazer o sumário.

 

Sumário – Unidade 3: O Texto dramático                                                                                                            Os elementos e a estrutura interna e externa.                                                                                 Linguagem verbal e não verbal. Vocabulário. A exposição, o conflito e o desenlace.

 

Dia 20.3 – No dia dez de março, eu pedi às turmas que fizessem os exercícios do manual, pág. 242, e me entregassem, pois era para avaliação.                                                                     Peço aos alunos a seguir mencionados,  que me enviem o trabalho realizado até dia 22 de março.                                                                                                                                                   6º ano A : nº1, Alice ; nº3, Daniela; nº6, Francisco Batista; nº27, Sara.                                  6º ano B : nº4, Constança; nº6, Duarte; nº 7, Eduardo; nº11, José Vasconcelos;  nº12, Leonor Silva; nº 15, Manuel; nº 29, Vitória.

 

Dia 20.3 – Meus queridos alunos,                                                                                               Como, de um modo geral, têm trabalhado bem, eu não vou marcar trabalho. Mas voltarei para marcar um pequena tarefa para segunda-feira.                                                                       Um beijinho para cada um de vós.

 

 

Dia 19.3: “Os Piratas” – continuar a leitura da obra.
                   Ler a ficha informativa sobre o Texto informativo / expositivo. De seguida, imprimir e colar no caderno diário ou transcrever a informação para o caderno diário.
                   Ler o texto do manual, pág.107 e resolver os exercícios 1, 2 e 3.

Sumário: “Os Piratas” – continuação da leitura da obra.
O texto informativo / expositivo.
Características e estrutura.
Leitura do texto ”A ilha  Robinson Crusoé”. Resolução de exercícios, manual, pág.107.

Texto expositivo / informativo

 

Dia 17.3: Alguns alunos pediram para enviar a ficha de avaliação, para procederem à sua correção (6ºA) ou a poderem terminar (6ºB). Sendo assim, tentem resolvê-la, de novo, numa folha à parte (6ºA) ou terminar a correção já iniciada em aula (6ºB). Devem fazer a correção dos erros ortográficos a partir da escrita de frases e reescrever o vosso texto.

Correção da Ficha de avaliação – março 2020

Ficha 6º ano março 2020

Sumário: Continuação da leitura da obra “Os Piratas”. Correção da ficha de avaliação.

Nota Importante: Na disciplina de Português, todas as fichas e trabalhos solicitados são para realizar com calma e sem data marcada. É para irem fazendo. As fichas imprimem e guardam numa pasta. Não precisam de reenviar.

O uso da vírgula – O uso da vírgula

Articuladores do discurso – Conetivos – articuladores do discurso

A pontuação –Canção da Pontuação

Orientações de estudo:

Grelha de verbos – verbos

Caros alunos e Enc. de Educação,
Como já informado pela Direção do Colégio, foi criado este email da turma, para que possamos continuar a desenvolver trabalho ao nível da disciplina, neste período de suspensão das atividades letivas. Sendo assim, a partir de segunda-feira, dia 16 de março, enviar-vos-ei, de acordo com o horário letivo, o trabalho a realizar.
Saliento ainda que devem imprimir e guardar todos os registos e fichas resolvidas, para apresentarem no início do terceiro período.
A professora,
Ana Ogando

Nota: Estas atividades são tidas em conta para avaliação.
Queridos alunos,
Espero que estejam todos bem de saúde.
Antes de indicar o trabalho a realizar, penso ser importante realçar alguns pontos relevantes ao nível da organização. Sendo assim, é importante fazer o registo diário dos sumários, de acordo com o horário letivo, por forma a mantermos a nossa organização das aulas presenciais. Colocam apenas a data e fazem o sumário, no caderno diário. Assim continuamos a ter um caderno diário sempre atualizado.

Dia 16.3: Iniciar a leitura da obra “Os Piratas”.
Sumário: Início da leitura da obra “Os Piratas”.

 

 

 

 

  1. Gosto muito do blog

  2. Clara Maria Chambino

    O blog está muito bem feito!

  3. João Filipe Carreira, 5.º B.

    É MUITO BONITO

  4. O blog está muito bem feito e obrigado pelos resumos

  5. o blog agora têm todos os apontamentos que precisamos

  6. obgda pelos apontamentos
    gosto muito do seu blog

  7. obrigado pelos apontamentos.

  8. Ola professor, a tabela dos verbos não abre, pode-me mandar por mail uma igual?
    O meu mail e: saramariapousos@gmail.com

  9. Pedro José Jordão

    Olá professora !
    O seu blog está muito bom e tem sido uma ajuda muito importante na preparação para os testes. Por favor, continue a colocar os seus resumos e o que sai para o testes. Fazem toda a diferença no nosso estudo !
    Obrigado.
    Pedro José Jordão, 5ºA

  10. Beatriz Francisco Ferreira

    O seu blog está perfeito e muito obrigado por ter sempre colocado resumos que nos ajudam

  11. Eduardo Ferreira Estrada Marques

    Bom dia professora tenho saudades suas e das suas aulas espero que aulas começem depressa

  12. Olá, professora!Tenho muitas saudades suas e das suas aulas.
    Já comecei a ler o livro “Os Piratas”. Gosto muito de si e até breve.
    PS: Proteja-se.

  13. Olá, Iris.
    Muito obrigada pela tua terna mensagem. Também já sinto muitas saudades tuas e de todos os meninos. Em breve voltaremos a estar juntos.
    Beijinho grande . Bom trabalho e protege-te.

  14. Eduardo Ferreira Estrada Marques

    Professora para onde envio os trabalhos?

  15. Eduardo Ferreira Estrada Marques

    Olá professora podia-me dizer como envio os trabalhos para si???

  16. Eduardo Ferreira Estrada Marques

    Bom dia professora eu so gostaria de perguntar se a professora me podia enviar por mail o meu teste de avaliação

Deixe uma resposta para João Filipe Carreira, 5.º B. Cancelar resposta